Um dos grandes aprendizados em 2016, foi ter cuidado com bandeiras e ideologias. Eu já sabia que levantar a bandeira não era uma coisa muito bacana, porque a gente pode mudar de ideia, ou perceber coisas que não via antes. Eu já fui super do rock, e na época não imaginava que um dia em me sentiria até mal de ouvir certas músicas.

Mas se a gente não presta atenção, acabamos cometendo os mesmos erros, e eu levantei algumas bandeiras. Não pra tentar convencer ninguém, mas eu mesma tentei seguir a força algumas coisas. Coisas que nem sempre eu concordava por sinal. Ou que tentei encontrar justificativas que não existiam.

Essas ideologias costumam vir acompanhadas de argumentações muito convincentes, e dados científicos. E aqui está o ponto. Confira essas informações. Sabe, pode ser que as pessoas te deem dados que não existem, ou estão sendo apresentados de uma forma tendenciosa. E a Ciência é algo em transformação, que assim como tudo que envolve os seres humanos, tem pontos de vista diferentes, tem interesses. Pra cada pesquisa que afirma que o glúten faz mal, existe outra que afirma exatamente o oposto. Talvez, as duas estejam erradas ou certas. A Ciência não é algo absoluto, ela é muito passível de discussão. Então quando alguém te dá uma informação, verifique. Nem sempre temos acesso a tudo, mas não saia seguindo ou repetindo algo que alguém disse, como se fosse uma verdade absoluta. Pode ser só um ponto de vista.