Você, que gosta de ler, já participou de um clube de leitura? Ou já pensou no assunto? Estou participando de um, e gostaria de compartilhar a minha experiência com vocês.

Estou participando de um clube de leitura, pela primeira vez. São quatro encontros, sendo que no último encontraremos o autor do livro (bacana, né?). Estamos conversando sobre um livro de contos de um autor nacional. Vai ser meu primeiro livro autografado.^^

Eu sou tímida, então não participo muito da discussão. Mas é bem interessante ver as opiniões de outras pessoas, que eu nunca imaginaria a respeito do livro. O que mais me surpreendeu é que eu não sabia que podíamos fazer suposições sobre histórias e personagens, ou sobre o que o escritor tentou fazer. Pra mim, existia uma “resposta certa” ao interpretar o livro. Coincidentemente, comecei a estudar sobre essa questão em Semântica, sobre como o leitor é que define o que algo quer dizer. Achei sensacional.

Comecei a ler os livros de outra forma. Percebi que leio os livros mecanicamente, sem parar para degustar ou perceber os pequenos detalhes que escapam. Nesse livro específico, ficou claro para mim que são esses detalhes que permitem a compreensão ou não do texto. Muitas vezes eu lia contos, que não entendia nada no final. Agora percebo o porquê, foram esses detalhes, essas pistas, que deixei de perceber.

Está sendo uma ótima experiência. Se tiver algum por aí, perto de você, se permita participar, talvez você tenha ótimas surpresas!