Aqui vai mais um posts da série de traduções do site Pretty Prints and Paper. O post original você pode ler aqui: How do I: Track my habits. Se você tem interesse em Bullet Journal, provavelmente você já viu os Habits Trackers por aí. Nesse post a Jéssica discute um olhar mais interessante sobre essa ferramenta.

Como eu faço? Monitorando hábitos

Ao longo dos anos, tenho acompanhado o trabalho do Leo Babauta (Zen Habits ) sobre como os hábitos são formados e mantidos. Adoro ver como as pessoas estão tentando ser mais criativas nos seus monitoramentos. Há muitas ideias de quais hábitos monitorar – aqueles lindos adesivos de copinho de água (para monitorar hidratação) estão em todo lugar! Mas como você pode começar a descobrir o que monitorar, e de que forma?

Não faça apenas por fazer

Podemos monitorar o que quisermos e é fácil se perder em números. Nós temos tantas opções de monitores cardíacos, por exemplo, que perdemos muito tempo decidindo como nós queremos usá-lo. Se você não precisa dessas informações, não é necessário monitorá-las.

Quais são as questões que você está tentando responder?

Para que fique mais claro sobre que dados você precisa, ajuda conhecer quais questões você quer se aprofundar. A memória humana se cansa, então monitorar é a melhor forma de responder algumas dessas questões. Essas questões podem ser:

  • Porque estou dormindo tão pouco?
  • Porque tenho tanta dor de cabeça?
  • Tenho me dedicado aos meus relacionamentos?
  • Com que frequência tenho cuidado da minha saúde bucal?

Para cada um, ajuda ter dados reais, podendo inclusive nos revelar como alguns hábitos influenciam outros. Para a questão do sono, por exemplo, você pode monitorar coisas como “ir para cama antes da 23h” ou “tomei café depois das 14h”, ou “dia muito estressante”. Para dores de cabeça, você pode monitorar “tomar seis copos de água” ou “tive uma enxaqueca”. Em relacionamentos, pode ser “marcar uma conversa por skype”, ou “encontrar fulano” ou “noite das garotas”. Talvez você encontre alguma conexão entre esses itens.

No meu caso em particular, quero ir bem fundo na questão do sono, então eu separei um monitoramento específico para ele.

habit-tracker

Que hábitos me ajudam a saber mais?

Há coisas que imagino fazer mais do que faço na realidade – lavar roupa de cama, por exemplo – então eu gosto de monitorar esses hábitos que são menos frequentes, mas importantes. Verificar esses itens são o suficiente para me lembrar a cuidar melhor dos meus dentes ou checar o óleo do carro. Veja aqui algumas das coisas que estão na minha lista:

  • Lavar roupa de cama;
  • Cortar a unha do meu gato;
  • Checar o óleo do carro;
  • Lavar o carro;
  • Destralhar a casa e doar ou vender itens.

 Que hábitos quero cultivar?

Por último, que comportamentos você quer melhorar? Se você é como eu, você adora ticar uma lista de tarefas, então ser lembrado desses hábitos desejáveis realmente ajuda muito. Algumas das ideias podem ser:

  • Explorar um novo lugar na cidade;
  • Rever o orçamento doméstico;
  • Meditar;
  • Ler;
  • Fazer uma caminhada com alguém;
  • Andar pelo menos ____ passos;
  • Acompanhar o noticiário.

Um truque legal que vi por aí é registrar no final do mês quantas vezes você cumpriu um hábito, e quantos hábitos você cumpriu por dia. Isso torna mais fácil criar alguns objetivos mensuráveis, como:

  • Ler notícias mais de 10 dias no mês;
  • Cumprir mais de 4 hábitos no dia;
  • Marcar duas conversas por skype no mês;
  • Ir pra cama antes das 23h mais de 15 dias no mês.

Tudo bem, eu tenho minha lista. Onde colocá-la?

Eu tenho um monitoramento de hábitos mensal, separado. Mas eu também escolho alguns hábitos para marcar no meu planner. Especificamente, eu monitoro meu café, consumo de água, leitura, e uma caminhada por dia, todo dia. Ter esses hábitos na minha frente me lembra de cumpri-los. Se você quiser lembrar com mais facilidade também, considere adicionar na sua página diária.

Números tem poder, mas só se nós soubermos como usá-los. Quais são os hábitos que você quer monitorar? Eu amaria saber! Se você quer saber como usar meu monitoramento mensal, clique aqui (Habit Tracker Template) para baixar uma cópia. Eu adoraria ver os seus hábitos nele.